domingo, 9 de janeiro de 2011

Desarmados, amigos.

Muita gente reclama que tem-se dito muito ‘te amo’ de forma banal, principalmente na internet. Lendo hoje os poucos depoimentos que recebi pelo Orkut e os que mandei parei para pensar sobre a freqüência da palavra amor neles.

Concordo que o amor é mais que uma palavra, é um sentimento de ação, que deve ser demonstrado. Mas não presumo que demonstrações de amor sejam atos estritamente heróicos, nos quais alguém se sacrifica por outra pessoa, ou coisa do tipo. Pra mim, o amor é simples e discreto, especialmente o amor que amizade permite, ele não precisa de muito, nada de sensacional.

Desde pequena o sentimento de falta, a solidão, fez parte da minha vida, de forma que por certo tempo achei que ele deveria sumir quando tivesse uma amizade que eu chamasse de verdadeira, de grande. Eu tive e tenho algumas amizades, entretanto elas não taparam o meu vazio e elas também não foram e nem são histórias espetaculosas, mas este não é motivo, a questão é outra.

Dentro da minha história tenho posto no rol da amizade aquelas pessoas que me deram alegria, me ensinaram qualquer lição (sem saber que o faziam), aquelas que me contaram seus celeumas e as que escutaram os meus, quem com seu papo me fez imaginar, refletir ou só rir, dedicou a mim seu tempo sendo simplesmente quem era, livre de pretensões veladas, resumindo: aqueles que por alguns momentos puderam me distrair da dor.

Para essas pessoas eu não posso deixar de dizer que as amo, nem que seja por depoimento no orkut. Espero de verdade que tenha sido pra os meus amigos, reciprocamente, amiga e que os ‘te amo’s no meu perfil signifique isto.

“Ah, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça dos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou – amigo – é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é.” 
Guimarães Rosa


7 comentários:

  1. Das duas coisas que você falou, AMOR e AMIZADE, eu vejo amor como a atitude de respirar. A amizade é como um lugar legal para ir descansar, brincar, sorrir, falar e ouvir sons.

    Por fora da metáfora, amar ou ser amor é a profunda sensibilidade de lidar com o próprio ego ao ponto de satisfazer a si próprio com atitudes que acariciem o ego do próximo (tenso! mas possível).

    Quando eu falo ego, busque uma definição boa e evite pensar no que já foi mensurado a respeito dessa palavra.

    A respeito da amizade, é mais legal quando é recíproca, mas existem os amigos que você não consegue dar de volta o que eles já te proporcionaram e vice versa. Amigo na minha concepção é muito mais que um irmão. Amigo pra mim é algo próximo da "perfeição" que os humanos buscam para si, nossos amigos são nossa fonte de inspiração, nossos motivadores, nossos guardiões e principalmente nossos aliados.

    Eu poderia escrever bem mais sobre isso, mas antes que eu pareça prepotente, eu acredito que a resposta está dentro de cada um de nós. E você Camila, tem essa luz interior. Nunca deixe de observar e refletir. E se permite ou não eu dizer isso, eu te amo.

    ResponderExcluir
  2. E talvez se todo mundo fosse um pouco mais assim, as coisas fossem menos frias...

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu estou apaixonada pelo seu blog! Voltarei sempre :D
    Bom, sempre achei que se a gente ficar esperando por um momento pra demonstrar o quanto a gente ama alguém pode ser que o momento não apareça e ai se vai uma amizade... Um depoimento com um "eu te amo", desde que seja verdadeiro, é super válido e delicioso também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi! Ah, eu adorei o seu blog... Esse seu texto em particular, que eu me identifiquei muitíssimo - concordo com cada linha escrita, vale constar.

    ps.: faço Direito sim, vou começar o 4º período e tô terminando o 5º de Letras também. E odeio a Maria Helena Diniz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Também escrevi sobre amizade no meu blog!
    A coisa mais verdadeira é exatamente essa: a amizade verdadeira é com quem vc gosta de conversar,do igual o igual DESARMADO!
    Não tem preço ter uma pessoa que vc pode falar qlqr coisa sem se sentir julgado,sendo vc mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. o amor é uma coisa tão louca q eu revejo meus conceitos sobre ele quase que diariamente
    =)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, seu blog é muito lindo e meigo!!!
    bjnhos...

    ResponderExcluir