sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tempo da travessia

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Fernando Pessoa


Mudar de opinião não é defeito moral.

Vou dizendo logo claramente a que conclusão quero chegar. Esse ano, depois de ter terminado a escola, eu resolvi fazer dois cursos, matemática e direito. Muita gente me criticou, 'nossa o que uma coisa tem a ver com a outra', 'pra que matemática?, não dá futuro a ninguém', 'você não vai agüentar'. Primeiramente isso é muito irritante e essas pessoas só podem parecer preocupadas, mas de fato não estavam. Não vou nem entrar nas hipóteses de sentimentos que motivavam essa afirmações, para não rememorar a minha raiva.

Quando eu resolvi largar os dois cursos e optar por medicina as opiniões foram mais indecorosas, e de quem eu menos esperava, de pessoas que estavam comigo diariamente, 'termina logo direito, passe em um concurso e fique em paz', 'você não se decide', 'quantos cursos você quer fazer na vida'. Pior foi que quem eu esperava que compreendesse minha aflição por estar perto de mim simplesmente desdenhou e não deu valor ao motivos que me levava aquela decisão.

Mas nem tudo foi assim tão infeliz, eu tive amigas que mesmo de longe me apoiaram, meu pais, sempre incondicionais, também não hesitaram encorajamento. E os meus motivos de mudar de opinião são sólidos a ponto de que desestímulos como os que eu recebi não tivessem efeito.

Fazer duas faculdade foi uma decisão desajeita mas sem ela hoje eu não teria a certeza do que quero de verdade pra mim daqui pra frente. Essa pessoas que olham de fora com olhares invejosos não sabem de nada, essas outras que mesmo de perto pareciam cegas a mim só mostraram que não tem o mínimo requisito de uma amizade, a delicadeza.

3 comentários:

  1. Cara Camila,

    Excelente post. Não existe um caminho melhor ou pior, mas os outros acham que podem dizer tudo que estamos fazendo errado.

    Aprendi com os anos que as coisas são o que são e que se podemos escolher, porque não escolher o que nos parece mais interessante?

    O importante é seguir sua intuição e aproveitar o momento, independente do resultado positivo ou negativo.

    Obrigado pelo comentário. Muito bom "conhecer" alguém que acompanha meu blog há tanto tempo.

    Boa Sorte,

    Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso! Me identifiquei muito com isso,pq as pessoas vivem criticando minhas escolhas também,querendo mandar na minha vida,dizer o que devo fazer,ninguém entende que as minhas decisões tem por base os meus sentimentos e não dinheiro ou status... Boa sorte!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Segue!!!
    e como diz meu querido Belchior: "O passado é uma roupa que não nos serve mais."

    obrigada pelos comentários feitos no meu blog há um tempo. =)
    bom saber que gosta de lá, volte qndo quiser...


    =*

    ResponderExcluir