terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Feliz ano velho (parte I)

Leituras aleatórias sobre o final do ano, a decoração natalina na cidade e a data de um mês para o meu aniversário afirmam que o ano esta no final e me obrigam a escrever sobre ele, 2010. Tinha pensado que seria bobagem e que qualquer palavra genérica - de 'como foi bom o ano e que o que vem seja melhor' - bastaria, mas não basta. 2010 foi um ano complicado, confuso. Ele começou com o fim da escola, então comecemos com que houve antes deste ano.

"– bem, como vai você?"

Eu cheguei a 2009 disposta a ser uma pessoa diferente, a mudar o modo como via o mundo, de entender a mim e as outras pessoas, e, depois de muito sofrimento e de dificuldade de estar no mundo, eu realmente me sentir mudada. Foi isso o que sentia no fim de 2009. Passado uma fase de tempestade, enfim, viera a calmaria e passei a sonhar com o 2010 dos sonhos, perfeito como só ele. Eu não odiava mais viver, não odiava mais a minha imagem no espelho, não odiava mais todas as pessoas, não odiava mais o mundo. Fui de um extremo ao outro. E assim entrei em 2010.

Nova. Outra. Camila. Assim me sentia. E me sentindo desconectada, totalmente diferente do que fui, eu desejei nunca mais ser aquela. Comecei a terapia no dia anterior ao do meu aniversário, contei a terapeuta como eu achava que era, quem eu tinha sido, o que não queria mais ser. A princípio aquele novo sentimento que me fez sorrir, me trouxe leveza, me fez ver vida com mais naturalidade transformou-se gradativamente em peso, pressão, obrigação, ansiedade e logo eu estava em crise novamente.

"levo assim, calado, de lado do que sonhei um dia, como se a alegria recolhesse a mão pra não me alcançar"

E de novo eu no meio de 2010, de maio para junho, de cara com a alegria que não durou para sempre tentei me reerguer, fugir de mim até quando não pude mais. Em outubro eu fui rosa despedaçada. Foi um mês em que estive intensamente triste, desolada, decepcionada, desiludida, fraca, sem energia. Olhando olho no olho a minha dor. Na verdade, outubro ainda não passou, eu ainda sinto a fadiga, o desgaste, a falta de vontade bem lá no fundo querendo vir a tona e ainda ontem de manhã na faculdade escrevi 13/10 nas anotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário