domingo, 20 de fevereiro de 2011

Presentes que ganhei

Os últimos post foram um tanto deprê, pois é que eu fico assim às vezes, nostálgica, melodramática e ruminando coisas que já passaram - e que não foram expostas aqui objetivamente. Mas já passou, chorei o que tinha que chorar, desde o último texto eu estou bem melhor, cabeça ereta e a vida segue em frente.

Enfim fiz um horário de estudo, essa semana estudei química, tinha planejado estudar história também só que não deu certo. Em compensação estudei umas 5 horas todos os dias da semana, fazendo pausas, e deu tudo certo, nada de dores de ouvido, ou de cabeça, nada de estresse.

Eu não falei antes mas nos dias 5 e 6 desse mês eu estive numa casa de retiro participando de um encontro diocesano dos líderes de grupos de bases da pastoral da juventude e foi deveras supimpa. Conheci gente nova, o lugar era lindo, conversamos bastante, nos divertimos e resolvemos assuntos sérios como o futuro norte temático da pastoral. E foi nesse fim de semana que caiu a ficha da importância que tem sido participar de um grupo de jovens, de participar da igreja, de como essas experiências têm me oferecido coisas boas, de como as pessoas que eu tenho encontrado são tão simples e amorosas.

Engraçado, acabo de lembrar da impressão que tive no inicio desse mês quando uma amiga minha da faculdade que eu tranquei chegou de viagem. Quando a revi e ela me falava da dificuldade de continuar na faculdade sem minha companhia, vislumbrei o tamanho que tinha nossa amizade e de que dali em diante eu não a teria mais como companheira para conversar no meio da aula, pra falar mal das aulas de economia e nem pra chorar no banheiro, nem pra contar minhas dores, nem para escutar seus celeumas, dúvidas, nem pra compartilhar travessuras e tanta identificação.

Depois de minha amiga de ensino médio ter chegado e depois de ela ter ido embora, também no início de fevereiro, eu me dei conta da amiga que ela é, da imensidão do carinho que tenho por ela e ela por mim. Quando ela me deu seus cadernos de estudo de 2010 parecia que recebia um pedacinho seu. Folhei-os imaginando ela prestando atenção nas aulas e anotando tudo aquilo ali, pensei no que estava sentido, no afinco com que escreveu cada fórmula química, cada acontecimento histórico, cada equação. E me senti privilegiada de receber essa parte da vida dela.

E se me senti especial assim, desmerecida, é porque também me senti culpada achando que poderia ter sido melhor para as minhas amigas e para o meu grupo - presentes que ganhei -, que poderia parar de reclamar tanto e de ficar olhando só as coisas ruins que me acontecem.



"Tem dor que vira companhia. Olhando de perto, faz tempo que deixou de doer, só tem fama, mas a gente não solta. Quem sabe, pelo receio de não saber o que fazer com o espaço, às vezes grande, que ficará desocupado se ela sair de cena. Vazio é também terreno fértil para novos florescimentos, mas costuma causar um medo inacreditável.

Quando, finalmente, criou coragem e deixou de dar casa, comida e roupa lavada para a tal dor, ela desapareceu."

Desapego de Ana Jácomo

5 comentários:

  1. A gente é assim mesmo, tem mania de ver o sofrimento brilhando e pulando na nossa frente e esquece de olhar pra alegria mais discreta. Preciso estudar umas 5 horas por dia também mas só a partir de 14 de março mesmo.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal jovens engajados em grupos de jovens sabe? Nunca tive paciência p/ isso. E a voz da carala Bruni é linnnnda! Amo essa música.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. teu comentário no meu blog super me fez pensar e te imaginar como a maior nerd de todas! HAHA.
    acho que estamos passando pela mesma coisa. Mas você está se saindo muito bem, eu nao conseguiria estudar sozinha.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ei Camila! Adorei sua visita no meu blog, volte sempre viu? E também gostei bastante do seu cantinho! E nem me fale sobre momentos nostálgicos e melodramáticos, acho que ninguém consegue escapar deles, muito menos eu, hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. amo essa música!!!
    e esse último trecho hein!?! pura verdade!
    =)

    ResponderExcluir