quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Eu te amo

Eu te amo -  Chico Buarque




Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Ah, se ao te conhecer
Dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir

Se nós nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir

Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu

Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido
E o meu sapato inda pisa no teu

Como, se nos amamos feito dois pagãos
Teus seios ainda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás te fazendo de tonta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir.

A impressão que essa música me dá é a de que alguem para, e ao, vivenciar a vida de amante renunciou aos referenciais de quem era. [Rompi com o mundo, queimei meus navios] e que por isso no momento da música desconhecem um caminho diferente do de então[Me conta agora como hei de partir / Me diz pra onde é que inda posso ir/ Diz com que pernas eu devo seguir / Me explica com que cara eu vou sair], uma forma diferente de viver, não se imaginam fora dessa relação que lhes informa quem são. A voz do poema a todo tempo argumenta a impossibilidade de desconectar-se do seu amor.

As perguntas que rondam a minha mente são: O que leva alguém a romper com o mundo e queimar seus navios? Ou, em outras palavras, a amar? Deixar seu sangue perder-se na bagunça do coração de alguém, por qual motivo? A fazer de si a outra pessoa? Qual a justificativa do amor?

Eu te amo significa não poder viver longe do seu amor, significar não desvencilhar-se da imagem do amante. Mas o que antecede o ‘eu te amo’?

3 comentários:

  1. Olha, o que antecede o 'eu te amo' é um sofrimento sem fim de quem quer uma coisa e não consegue. O que levou ao amor, pelo menos pra mim, foi a necessidade de ter algum cuidado, saber que eu sou importante pra alguém e que posso ligar pra essa pessoa as 2 da madrugada pra reclamar da chuva, não sei se eu queria me tornar dependente de alguém, mas aconteceu.

    Adorei a letra dessa música, sabe que eu queria muuuuito gostar de música brasileira mas não consigo, infelizmente.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Uma análise muito profunda.Acho que quem ama tem na vida um pouco do trágico,queimar navios,acabar com tudo,o amor é como as máscaras do teatro felicidade e tristeza ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. Alguém já disse um dia, amar não é uma escolha.
    Você é o escolhido.

    E Chico é fantástico.

    =)

    ResponderExcluir