terça-feira, 16 de agosto de 2011

Para José

Meu amigo,

É de minha opinião que não é bom pra você mesmo fazer da vida o que se faz de uma fórmula matemática: buscar resolvê-la e chegar a um resultado único e invariável. Que tal tentar simplesmente viver, sem esperar demais no que vai dá?

Diz Contardo Calligaris que "Para que nossa vida se justifique, não é preciso narrar o passado de forma que ele dê sentido à existência. Não é preciso que cada evento da vida prepare o seguinte. Tampouco é preciso que o desfecho final seja sublime (descobri a penicilina, solucionei o problema do Oriente Médio, mereci o Paraíso).

Para justificar a vida, bastam as experiências (agradáveis ou não) que a vida nos proporciona, à condição que a gente se autorize a vivê-las plenamente.

Ora, nossa alegria encanta o mundo, justamente, porque ela enxerga e nos permite sentir o que há de extraordinário na vida de cada dia, como ela é.
 

(...) para reencantar o mundo, não precisamos de intervenções sobrenaturais. Para reencantar o mundo, é suficiente descobrir que o verdadeiro encanto da vida é a vida mesmo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário